Especialidades

Catarata

Especialidades - Catarata

A catarata é uma doença ocular que causa a perda progressiva da transparência do cristalino, que é a lente natural dos olhos. A lesão dessa patologia atinge o cristalino e o deixa opaco, atrapalhando a entrada de luz nos olhos e comprometendo a visão.

Especialidades - Olho Catarata

A catarata pode ser adquirida de várias maneiras, sendo a catarata senil o tipo mais comum, que ocorre com o processo natural de envelhecimento e surge com mais frequência após os 50 anos de idade. Outros tipos também são encontrados como a congênita, traumática e secundária a medicamentos. Se não for tratada, a catarata pode causar cegueira. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), essa doença é a maior causadora de cegueira curável no mundo, atingindo 45 milhões de pessoas.

SINTOMAS

Quem tem catarata enxerga como se tivesse uma “névoa” nos olhos, com visão turva e escurecida. Além disso, são notados também outros sintomas, como a sensibilidade à luz, visão noturna comprometida e cores que parecem desbotadas ou amareladas.

TRATAMENTO

Não há como prevenir a catarata, porém, algumas circunstâncias podem aumentar a chance de desenvolver a doença, como o fumo excessivo, tomar muito sol sem óculos de proteção ultravioleta, possuir alta miopia, diabetes, entre outros. Todos esses fatores colaboram com a manifestação precoce da doença. Uma vez estabelecida, a catarata só pode ser completamente removida por meio de procedimento cirúrgico. A indicação é feita a partir do momento que a qualidade de vida do portador da doença esteja comprometida, como exemplo a dificuldade em realizar suas atividades diárias.

No ISO Olhos, a cirurgia de catarata pode ser realizada pela Facoemulsificação ou pela cirurgia de catarata a laser, com o equipamento LenSx.