Especialidades

Ceratocone

Especialidades - Ceratocone

Ceratocone é caracterizada pelo afinamento progressivo da parte central da córnea. A córnea assume uma forma de cone, o que acarreta na percepção de imagens borradas ou distorcidas, dificultando tarefas simples do dia a dia, como assistir TV, ler e dirigir. O Ceratocone inicia-se geralmente na adolescência – a patologia raramente desenvolve-se após os 30 anos de idade – e na grande maioria dos casos afeta os dois olhos.

Especialidades - Olho Ceratocone

SINTOMAS

O principal sintoma dessa doença é a diminuição da visão, porém ainda são frequentes alguns outros sintomas, como mudanças frequentes na prescrição dos óculos, pouca tolerância a lentes de contato, visão dupla ou múltipla, visão borrada ou distorcida, halos de luz em volta da visão do olho atingido e alta sensibilidade à luz. Na sua fase inicial, o Ceratocone apresenta-se como um astigmatismo irregular, levando o paciente a trocar o grau de astigmatismo com muita frequência.

TRATAMENTO

Em casos leves, a prescrição de óculos pode bastar para que o paciente tenha uma boa visão. Em casos avançados, a adaptação de lentes de contato rígidas pode oferecer melhor qualidade visual. Para casos graves, as abordagens cirúrgicas como implantes de anéis intracorneanos ou mesmo o transplante de córnea é indicado pelo oftalmologista.

 

Quer saber mais sobre o Ceratocone?

Recentemente o ISO Olhos lançou a coleção Saúde Ocular – uma série de publicações eletrônica de diversos assuntos relacionados a oftalmologia com distribuição gratuita. Uma das edições mais baixadas até o momento, é o especial sobre CERATOCONE, doença que faz com que a córnea adquira formato cônico e irregular, resultando em visão distorcida.  Clique aqui , faça o download do Ebook e boa leitura.

post-Ceratocone (1)