Especialidades

Olho Seco

Especialidades - Olho seco

A lágrima, ou filme lacrimal, é um líquido produzido pelas glândulas lacrimais. Ela é composta por água, sais minerais, proteínas e gordura, com a função de lubrificar, limpar e proteger o olho das agressões causadas por substâncias estranhas ou micro-organismos.

Uma anomalia na produção ou na qualidade da lágrima pode provocar o ressecamento da superfície do olho, da córnea e da conjuntiva. Essa condição é conhecida como a síndrome do olho seco. As mulheres têm maior prevalência da doença em comparação aos homens, devido às alterações hormonais da idade e à menopausa.

SINTOMAS

O quadro clínico varia dos casos mais brandos, com queixa básica de desconforto, aos mais graves, por vezes com sérias complicações, como úlcera e perfuração da córnea. Os principais sintomas são secura, vermelhidão, coceira, ardor, sensação de corpo estranho e de “areia” nos olhos. Nos quadros mais graves, fotofobia, dificuldade de movimentar as pálpebras e maior produção de muco são também sinais da síndrome.

TRATAMENTO

O tratamento da síndrome do olho seco é feito com a aplicação de lágrimas artificiais, ou seja, de lubrificantes oculares, sob a forma de colírio ou pomada. Eles ajudam a aliviar os sintomas e, geralmente, não costumam ter efeitos adversos. É indispensável, porém, identificar e controlar as causas do distúrbio.

Quer saber mais sobre o Olho Seco?

Recentemente o ISO Olhos lançou a coleção Saúde Ocular – uma série de publicações eletrônica de diversos assuntos relacionados a oftalmologia com distribuição gratuita. Uma das edições mais baixadas até o momento, é o especial sobre OLHO SECO, condição que afeta milhares de pessoas e provocada por alterações na composição ou produção das lágrimas que prejudicam a lubrificação   Clique aqui , faça o download do Ebook e boa leitura.

post-olhoseco