Especialidades

Plástica Ocular

Blefaroplastia – Cirurgia das Pálpebras

Certamente, uma boa parte do “ar cansado” e do aspecto envelhecido que incomoda tanta gente se deve às pálpebras. O excesso de pele e o acúmulo de gordura em bolsas nestas regiões acabam levando a esta condição. A alimentação inadequada, a exposição demasiada ao sol sem uso de protetores solares e o uso de álcool e do fumo também podem antecipar esses sinais da idade.

Em pessoas mais idosas o excesso de pele caída sobre a pálpebra provoca cansaço visual, lacrimejamento, além de reduzir o campo visual superior. A blefaroplastia recompõe a anatomia das pálpebras, ajudando no rejuvenescimento da região periocular.

A blefaroplastia pode ser realizada tanto com anestesia local como anestesia geral. Na maioria das vezes, utiliza-se a anestesia local com sedação, pois assim o paciente pode ir para casa no mesmo dia. A correção das pálpebras pode ser feita tanto nas superiores como nas inferiores ou ambas ao mesmo tempo, dependendo da indicação médica. O procedimento consiste em uma retirada de pele do músculo orbicular, associado à retirada de bolsas de gordura quando necessário e sutura da pele com fio fino para minimizar a cicatriz.

Os cuidados pós-operatórios variam seguindo a magnitude dos procedimentos efetuados. Nos primeiros dias, inchaços e hematomas são frequentes, sendo reduzidos com o uso de compressas de gelo e repouso. Normalmente não é um procedimento doloroso, mas sendo necessário, pode-se fazer o uso de analgésicos.

Em geral, sete a dez dias é o tempo suficiente para retornar às suas atividades sociais e laborais, protegendo-se com óculos de sol e filtro solar, caso tenha que se expor ao sol. É importante ressaltar que as alterações de cicatrização e acomodação dos tecidos em seu novo local demoram por mais algum tempo. Pelo menos três meses são necessários para se observar o resultado final do tratamento.

 

Quer saber mais sobre a Plástica Ocular?

Recentemente o ISO Olhos lançou a coleção Saúde Ocular – uma série de publicações eletrônica de diversos assuntos relacionados a oftalmologia com distribuição gratuita. Uma das edições mais baixadas até o momento, é o especial sobre PLÁSTICA OCULAR, especialidade da Oftalmologia que cuida das pálpebras e dos tecidos em volta dos olhos, como glândulas, cílios e o sistema de drenagem da lágrima.  Clique aqui , faça o download do Ebook e boa leitura.

post-plasticaocular