Especialidades

Visão Subnormal

A visão subnormal, também conhecida como baixa visão, é um comprometimento da função visual que impossibilita a pessoa ter uma visão clara para realização de suas atividades diárias. Segundo Relatório do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cerca de quatro milhões de pessoas sofrem deste mal. O problema acontece quando óculos comuns, lentes de contato ou implantes de lentes intraoculares não conseguem dar uma visão nítida à pessoa. Várias doenças estão relacionadas à baixa visão e o tratamento destas doenças de base é fundamental para melhor qualidade de visão.

Especialidades - Visão Subnormal

SINTOMAS

Os principais sintomas da visão subnormal são dificuldade na leitura, dificuldade em reconhecer rostos (principalmente detalhes), dificuldade na locomoção (campo visual com alterações) e dificuldade em realizar tarefas visuais específicas (trabalhos manuais, atividades de lazer como jogos de cartas, etc).

TRATAMENTO

Os diversos tipos de visão subnormal exigem abordagens clínicas diferentes. A melhora visual com recursos ópticos especiais é geralmente alcançada após o oftalmologista ter completado o tratamento clínico ou cirúrgico.

Atualmente, existem vários produtos desenvolvidos para adaptar as condições e aproveitar o residual visual que as pessoas com baixa visão possuem, voltados à ampliação das imagens e melhor eficiência visual. O atendimento especializado consiste na estimulação visual através de recursos ópticos especiais como: lupas, telelupas, sistemas de ampliação de imagem, lupas eletrônicas, entre outros.