10 perguntas e respostas sobre o Glaucoma | ISO Olhos – www.isoolhos.com.br
10 perguntas e respostas sobre o Glaucoma
Blog ISO Olhos

10 perguntas e respostas sobre o Glaucoma

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 65 milhões de pessoas já foram diagnosticadas com glaucoma em todo o mundo – dessas, 900 mil são brasileiras. Provocada pela elevação da pressão ocular, a doença não tem cura e, quando não é tratada, pode levar à cegueira. Ainda de acordo com a OMS, a cada ano são registrados 2,4 milhões de novos casos de glaucoma no mundo. A doença pode se manifestar de diferentes maneiras: de ângulo aberto (80% dos casos), de ângulo fechado, de pressão normal, pigmentar, secundário e congênito e é responsável por cerca de 13% da cegueira derivada de enfermidade.

Confira 10 perguntas e respostas sobre o Glaucoma:

1. O que é glaucoma?

Resposta: O glaucoma é uma doença ocular capaz de causar cegueira se não for tratada a tempo, pois 80% dos glaucomas não apresentam sintomas no início da doença. É uma doença crônica que não tem cura, mas, na maioria dos casos pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão.

2. Como faço para saber se tenho glaucoma?

Resposta: Para isto você deve consultar seu oftalmologista regularmente. Durante a consulta, ele fará ou solicitará diversos exames que poderão diagnosticar o glaucoma, tais como: exame do fundo do olho, medida da pressão intra-ocular e exame de campo visual.

3. Todas as pessoas podem ter glaucoma?

Resposta: Sim, qualquer um pode ter glaucoma, mas é mais comum em negros, em parentes de portadores de glaucoma, em idosos, portadores de alta miopia, usuários crônicos de colírios com corticóides, diabéticos.

4. Glaucoma tem cura?

Resposta: O glaucoma não tem cura, mas tem controle. Por isso a importância do rígido cumprimento do tratamento.

5. Qual é o tratamento ideal para o glaucoma

Resposta: O tratamento ideal é aquele que melhor proporciona CONTROLE da doença, ou seja, ausência de progressão. Pode ser feito através de colírios, laser ou cirurgias.

6. Qual o intervalo ideal entre consultas para o controle do glaucoma?

Resposta: O acompanhamento deve ser o mais individualizado possível e depende do paciente, da agressividade da doença e da fidelidade do paciente ao tratamento entre diversos outros fatores.

7. Qual é a pressão intra-ocular normal? E a pressão intra-ocular ideal?

Resposta: Estudos demonstram que a pressão intra-ocular normal é entre 10 e 21,5 mmHg, mas sabemos que cada paciente responde diferente a mesmos níveis de pressão. Há pacientes que apresentam glaucoma com pressão baixa e outros com pressão alta. Portanto, cada paciente tem a sua pressão ideal, que deve ser definida por seu oftalmologista.

8. A pressão intra-ocular pode variar no decorrer do dia e precisa ser igual em ambos os olhos?

Resposta: A pressão intra-ocular é geralmente maior de manhã e diminui à tarde. Porém, este ciclo pode mudar de paciente para paciente. A pressão intra-ocular difere pouco nos dois olhos, mas o ideal é que ela esteja dentro dos limites da normalidade em ambos.

9. A pressão intra-ocular tem relação com a pressão arterial?

Resposta: São duas pressões distintas. A pressão arterial é a existente dentro dos vasos sanguíneos e a pressão intra-ocular é a existente dentro do olho.

10. Existe um tempo determinado para a pessoa portadora de glaucoma perder a visão?

Resposta: O objetivo do tratamento do glaucoma é preservar a visão e qualidade de vida do paciente. A obediência ao tratamento proposto pelo oftalmologista é importante, pois o glaucoma é uma doença que não tem cura, mas tem controle. Seguramente os pacientes que não fazem o tratamento adequado evoluem para a cegueira.

 

Fonte: CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia)

 

Estágios do Glaucoma

Estágios do Glaucoma

Deixe seu Comentário

Leia também

Dra. Márcia Barbosa da Cunha da Lima recebe Comenda Virgílio Galassi

Dra. Márcia Barbosa ...

A oftalmologista do ISO Olhos, Dra. Már..

Oftalmologistas do ISO Olhos participam do congresso Retina 2019

Oftalmologistas do I ...

Os oftalmologistas do ISO Olhos, Dr. And..

Abril Marrom alerta para o combate à cegueira

Abril Marrom alerta ...

Em apoio a campanha nacional Abril Marro..