Descuido no uso de lentes de contato pode gerar complicacões graves aos olhos | ISO Olhos – www.isoolhos.com.br
Descuido no uso de lentes de contato pode gerar complicacões graves aos olhos
Blog ISO Olhos

Descuido no uso de lentes de contato pode gerar complicacões graves aos olhos

Estima-se que no Brasil, quase dois milhões de pessoas utilizem lentes de contato, de acordo com o Sindióptica, das quais 77% usam lentes hidrofílicas e 23% lentes rígidas. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Campinas (Unicamp), mostrou ainda que, em uma amostragem de grupo de pessoas que pre­cisam de correção visual, com idades entre 18 e 39 anos, 41,6% dos usuários de óculos gostariam de mudar para lentes de contato, enquanto nenhum dos usuários de lentes de contato gostaria de mudar para óculos.

As lentes podem parecer bastante atrativas, mas é imprescindível a receita do médico oftalmologista e o acompanhamento ainda mais frequente do profissional, se comparado aos usuários de óculos. A partir do momento que o paciente tem um certo grau e apresenta desejo de usar lente, o certo é procurar um médico oftalmologista e realizar a adaptação. A maioria dos pacientes acaba comprando uma lente nas óticas, sem orientação do médico, é isso que pode gerar problema.

É importante destacar que cada olho possui um diâmetro de córnea diferente, o que muda a sua curvatura, por isso, para cada paciente é preciso uma lente diferente. Por exemplo, a lente gelatinosa, que é a mais utilizada, existe à venda na internet, nas óticas, mas às vezes aquela lente não é a adequada para o seu olho, podendo interferir na adaptação, fica incomodando e pode causar até uma lesão de córnea.

Para que a lente usada seja a correta, primeiro é pre­ciso passar pela consulta, realizar alguns exames, como a ceratoscopia, que identifica a curvatura da córnea, e então fazer o teste de lente. Geralmente é solicitado uma lente para teste, com base no resultado do exame, e é colocado no paciente – o teste leva em média de 30 minutos a uma hora. O médico avalia se aquela lente é adequada, se a lu­brificação do olho é suficiente e está adequada.

Os médicos recomendam o uso a partir dos 18 anos, mas em alguns casos, o paciente menor precisa utilizar as lentes para prática de esporte, dança ou da atividade diária. Os pais precisam estar cientes do uso e levar ao médico com frequência maior, para avaliação. A recomendação para os maiores de idade se dá pela responsabilidade, pois a lente de contato precisa de higienização, evitar coçar ou esfregar o olho, pois pode lesionar a córnea. Os idosos também estão liberados para usar, desde que recebam orientação do médico.

A utilização errada pode fazer lesão de córnea, ulcera de córnea, infecções por má higienização, alergias, alteração na curvatura de córnea e lubrificação do olho, às vezes levando a alterações permanentes. Qualquer alteração ou irritação no olho de quem usa a lente, precisa ir ao médico, pois pode ser o início de uma lesão, que se não tratado levará a danos mais graves.

 

Deixe seu Comentário

Leia também

Clareon: ISO Olhos, primeiro hospital de Minas Gerais a utilizar esta nova tecnologia em cirurgia catarata.

Clareon: ISO Olhos, ...

A nova lente intraocular LIO Clareon é..

ISO Olhos promove palestra “A arte de ser leve” em comemoração aos 20 anos

ISO Olhos promove pa ...

Como parte da celebração do aniversár..

ISO Olhos completa 20 anos de atividade

ISO Olhos completa 2 ...

Fundado em 1998, o ISO Olhos tornou-se, ..