Dezembro laranja: cuidados com a região dos olhos | ISO Olhos – www.isoolhos.com.br
Dezembro laranja: cuidados com a região dos olhos
Blog ISO Olhos

Dezembro laranja: cuidados com a região dos olhos


Dezembro laranja: Campanha Nacional de Prevenção do Câncer da Pele reforça cuidado com os olhos

Com a intenção de estimular a população na prevenção e no diagnóstico ao câncer da pele, em 2014 a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) deu iniciou ao movimento de combate ao câncer da pele batizado “Dezembro Laranja”. Desde então, sempre no último mês do ano, a entidade realiza ações para lembrar como evitar o câncer mais comum no país e convida a população a compartilhar nas redes sociais uma foto vestindo uma peça de roupa laranja, publicando-a com a hashtag #dezembrolaranja.

O sol é uma excelente fonte de vitamina D mas a exposição deve ter cuidados.

A exposição excessiva ao sol pode trazer problemas na saúde da visão. A radiação UV (Ultravioleta) representa papel importante na DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade), quando ocorre a deterioração da mácula que é responsável pela visão central.

O câncer de pele (melanoma) que tem importante contribuinte no sol em excesso, pode ocorrer também nas pálpebras.

Aconselha-se, além do uso de filtro solar, o uso de óculos de proteção com filtro UV, filtro também presente em modelos de lentes de contato. Importante é verificar se os óculos, além de protegerem dos raios UVB também protejam dos raios UVA. O ideal é que os óculos sejam grandes e protejam ao máximo a região dos olhos, inclusive pelas laterais, como óculos envolventes aos olhos.

Óculos de sol de qualidade ruim e que não protegem dos raios UVA e UVB são mais nocivos do que se não os usar. Isso porque ao usar os óculos, as pupilas se dilatam e permitem a entrada dos raios que atingem facilmente a retina e o cristalino. E importante se faz também proteger os olhos de jovens e crianças para que não levem problemas para a idade adulta.

Das 10 às 14h da manhã, os raios são mais intensos. Procure se proteger mais nesse intervalo. Abuse de alimentos com luteína (repolho, espinafre, brócolis, frutas e legumes amarelos ou laranjados) e beba muita água.

Saiba mais em: sbd.org.br

Previna-se! #dezembrolaranja

Deixe seu Comentário

Leia também

Cuidado com os olhos das crianças nas festas juninas

Cuidado com os olhos ...

Com as datas comemorativas do mês de ju..

Junho violeta: Campanha alerta sobre o ceratocone.

Junho violeta: Campa ...

Ceratocone: problema de visão que ating..

Dra. Emiliana dos Santos Valadares participa do XXII Congresso da Sociedade Brasileirade Uveítes

Dra. Emiliana dos Sa ...

A oftalmologista do ISO Olhos e vice-pre..