Teste do olhinho identifica doenças oculares | ISO Olhos – www.isoolhos.com.br
Teste do olhinho identifica doenças oculares
Blog ISO Olhos

Teste do olhinho identifica doenças oculares

A visão é um dos sentidos mais importantes do corpo humano e por esse motivo, é de extrema importância redobrar os cuidados com a saúde oftalmológica com o objetivo de identificar precocemente algumas doenças e realizar o tratamento de patologias que podem, inclusive, levar à cegueira. 
Nas crianças, as principais causas que podem levar a baixa visão moderada ou perda da visão estão à retinopatia da prematuridade, catarata, toxoplasmose, glaucoma congênita e atrofia ótica.
O teste do olhinho, que formalmente é conhecido como teste do reflexo, é fundamental para diagnosticar precocemente as doenças oftalmológicas nos bebês.Com a detecção precoce,é possível tratar o problema e com isso, resgatar a visão da criança, além de minimizar o dano causado pela patologia. Em caso contrário, dependendo da gravidade, se o caso não for avaliado e tratado precocemente, o problema pode levar à perda da visão.

O procedimento dura em média de três minutos, é simples e não precisa de colírio, além de ser indolor e rápido.É realizado por um equipamento chamado de oftalmoscópio, responsável por lançar um feixe de luz em direção ao olho do bebê, em uma distância superior a 30 cm.

Por meio da avaliação, o médico observa o reflexo das pupilas, que em uma criança com visão normal tem coloração avermelhada, é homogêneo e simétrico.

O exame deve ser realizado em até 30 dias do nascimento pelo médico oftalmologista.

 

Deixe seu Comentário

Leia também

Saiba como cuidar da saúde ocular no verão

Saiba como cuidar da ...

Férias. Verão. Dias mais longos. Maior..

Brinquedos e livros arrecadados em palestra são entregues à Pastoral da Criança

Brinquedos e livros ...

No dia 21 de novembro, foi realizada a p..

Dezembro laranja: cuidados com a região dos olhos

Dezembro laranja: cu ...

Dezembro laranja: Campanha Nacional de ..