Programa Social Reviver | ISO Olhos – www.isoolhos.com.br
Programa Social Reviver

VER para ReviVER

A cada cinco segundos, uma pessoa fica cega no mundo. Já somam 285 milhões de pessoas no mundo que vivem com baixa visão ou cegueira total. No Brasil, existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 582 mil cegas e 6 milhões com baixa visão, segundo dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o Portal Brasil, até 80% dos casos de cegueira são resultados de causas que poderiam ser previamente tratadas ou previstas.
Foi pensando em reduzir estas taxas que o ISO Olhos criou o Programa Social VER para ReviVER, que oferece serviços de saúde em oftalmologia para a população de Uberlândia. Como forma de alertar para a necessidade de acompanhamento médico especializado, a ação tem como intuito principal conscientizar as pessoas e evitar problemas oculares que possam futuramente resultar em cegueira. O ReviVER é uma das práticas de responsabilidade social do ISO e está em atuação desde o ano 2000, se sustentado com recursos da própria empresa. A necessidade da criação do programa se deu pela significativa demanda da população devido à dificuldade de acesso e cobertura insuficiente do sistema de saúde pública.
Ao longo desses anos, foram realizadas várias ações, como o Incentivo a Saúde Ocular (ISO), que atua na prevenção dos problemas de visão por meio da participação em eventos da Secretaria Municipal de Saúde, ONG DoceVida, Ação Global, Semana de Saúde Ocular no Center Shopping, feiras temáticas, entre outros. Além disso, o ReviVER realiza o DSO – Dia da Saúde Ocular (criado a exemplo do DiaV da Fiemg), com o objetivo de promover uma grande mobilização popular para a conscientização dos cuidados com a saúde dos olhos. O programa possui várias etapas: atendimento pessoal, teste de visão, exames, avaliação médica com diagnóstico, prescrição de óculos, tratamentos, cirurgias e entrega de óculos.

Navegue pela linha do tempo para conhecer os principais fatos do Programa

  • 2000

    Criação do programa um ano após a fundação do ISO Olhos, com o nome de Projeto Ver de novo

  • 2001

    Passou a ser Projeto ReviVer. A alteração do nome se deve a forma de analise do projeto, voltado principalmente para um publico idoso. Pelo simples fato da pessoa ver de novo ela retorna à vida; ela revive.

  • 2002

    Continuou o ReviVer – Projeto Catarata

  • 2003

    O projeto foi ampliado, abrangendo as duas pontas do ciclo da vida: infância – em crianças na primeira infância gerando o ReviVer – Ver crescer e na maturidade – destinado à terceira idade o ReviVer – Projeto Catarata.

  • 2004

    Solidificou-se o Projeto Ver para ReviVer atuando em duas frentes de trabalho: ReviVer – Ver crescer e ReviVer – Projeto Catarata.

  • 2005

    A prevenção contra doenças silenciosas como glaucoma e doenças degenerativas relacionadas à idade foi intensificada junto a comunidade, fortalecendo assim nossa ações preventivas.

    2005

  • 2006

    Com o amadurecimento do projeto se consolidou em um efetivo programa sustentado por uma gestão, cronograma e plano de ação anual e passa a se chamar Programa Social Ver para ReviVer

    2006

  • 2007

    Com o projeto consolidado foram atendidas 1902 pessoas em diversos projetos levando dicas de saúde ocular e prevenção a população.

    2007

  • 2008

    O projeto levou a população atendimento a 2147 e desse total 43 pessoas foram beneficiadas com cirurgias oftalmológicas.

    2008

  • 2009

    Em ação junto com os colaboradores e voluntários foram feitos 1008 teste de visão na comunidade.

    2009

  • 2010

    Em uma iniciativa junto a TV Integração criamos o DSO –Dia da Saúde Ocular, um evento com mega estrutura e de grande impacto na comunidade local e benefício direto, também com repercussão regional que teve acesso à chamada de conscientização da importância dos cuidados com sua visão.

    2010

  • 2011

    A estrutura do DSO –Dia da Saúde Ocular foi mantida.

    2011

  • 2012

    Pastoral da Criança
    Ainda no Projeto ReviVer voltado para crianças na primeira infância, médicos especialistas em Oftalmopediatria, juntamente com os colaboradores realizaram testes de visão e selecionaram crianças com baixa acuidade visual, as quais foram encaminhadas às consultas oftalmológicas.

    SAM_1378 SAM_1381 SAM_1390 SAM_1446

    O Dia da Saúde Ocular teve como foco a população idosa. A ação aconteceu na sede do ISO Olhos onde mais de 2000 pessoas estiveram presentes e receberam orientações da saúde ocular, exames, além de outras atividades relacionadas à saúde oferecidas pelos parceiros do evento

     

  • 2013

    DSO – Dia da Saúde Ocular
    Cerca de 1200 pessoas passaram na sede do ISO Olhos durante o Dia da Saúde Ocular. De 8h às 12h, foram  realizados aproximadamente 600 testes de visão e 540 testes de glaucoma, além dos parceiros com atividades relacionadas à saúde e prestação de serviços.

    Imagem 011 Imagem 016 Imagem 105 Imagem 124 Imagem 147

    Campanha de Prevenção ao Glaucoma

    O movimento tem o compromisso com a promoção da saúde ocular e a qualidade de visão das pessoas, bem como conscientizá-las sobre a importância da prevenção, fortalecendo nossas ações preventivas.

    DSCF3654 DSCF3663 DSCF3666 IMG_0082 banner_timeline_1

  • 2014

    Campanha de Prevenção ao Glaucoma

    Foram realizados cerca de 1200 atendimentos entre informações e teste de risco de ser portador do glaucoma, exame de tonometria (medição da pressão intraocular) e teste de acuidade visual.

    IMG_5285 IMG_5290 IMG_5308 IMG_5320 IMG_5389 IMG_5395 IMG_5420