Cirurgia de Catarata (Facoemulsificação) | ISO Olhos – www.isoolhos.com.br
Serviços

Catarata (Facoemulsificação)

A catarata é uma doença ocular que causa a perda progressiva da transparência do cristalino, que é a lente natural dos olhos. A lesão dessa patologia atinge o cristalino e o deixa opaco, atrapalhando a entrada de luz nos olhos e comprometendo a visão. Quem tem catarata enxerga como se tivesse uma “névoa” nos olhos, com visão turva e escurecida. Além disso, são notados também outros sintomas, como a sensibilidade à luz, visão noturna comprometida e cores que parecem desbotadas ou amareladas.

Se não for tratada, a catarata pode causar cegueira. A catarata pode ser adquirida de várias maneiras, sendo a catarata senil o tipo mais comum, que ocorre com o processo natural de envelhecimento e surge com mais frequência após os 50 anos de idade. Outros tipos também são encontrados como a congênita, traumática e secundária a medicamentos.

Na facoemulsificação, é realizada uma incisão na córnea de cerca de 3 mm para fragmentar o cristalino doente que ocasiona a doença. Depois de fragmentado e aspirado, o cristalino opaco precisa ser substituído por uma prótese, denominada lente intraocular (LIO). Essas lentes são cristalinos artificiais que são implantados no olho durante a cirurgia, a fim de eliminar a catarata e reestabelecer a nitidez da visão.

Cirurgias - Facoemulsificação