Sondagem das vias lacrimais | ISO Olhos – www.isoolhos.com.br
Serviços

Sondagem das vias lacrimais

A sondagem lacrimal é o tratamento indicado para a obstrução nasolacrimal congênita (ONLC), que é a alteração mais frequente do sistema lacrimal da criança. Em um terço dos casos a obstrução é bilateral. Resulta quase sempre da não perfuração da membrana que separa o canal lacrimo-nasal do meato inferior da fossa nasal.

Mais de 90% dos casos de obstrução nasolacrimal resolvem espontaneamente até aos 8-9 meses de idade. Durante este período, habitualmente efetua-se apenas tratamento médico. Quando a obstrução se mantém para além desta idade, deve considerar a possibilidade de se proceder a uma sondagem da via lacrimal.

Para a realização da sondagem lacrimal, dilata-se o ponto lacrimal (orifício do canal lacrimal) inferior e/ou superior, introduz-se uma sonda metálica através do respectivo canaliculo até ao saco lacrimal. Roda-se a sonda para obter um trajeto na direção do canal lacrimo-nasal e empurra-se a sonda até à fossa nasal. Para finalizar, pode fazer uma irrigação da via lacrimal com um líquido corado cuja passagem pode ser testemunhada por aspiração da fossa nasal.

Cirurgias - Sondagem Lacrimal