Dia Mundial da Segurança do Paciente: profissional de saúde seguro, paciente seguro. | ISO Olhos – www.isoolhos.com.br
Dia Mundial da Segurança do Paciente: profissional de saúde seguro, paciente seguro.
Blog ISO Olhos

Dia Mundial da Segurança do Paciente: profissional de saúde seguro, paciente seguro.

Data reforça que fortalecer a cultura de segurança nos ambientes de saúde é indispensável para garantir que tanto trabalhadores quanto pacientes estejam seguros.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima em 134 milhões o número de incidentes com dano associado ao cuidado de saúde nos países de baixa e média renda, provocando 2,6 milhões de óbitos anualmente. No Brasil, além de números também significativos, assistimos diariamente à ocorrência de eventos adversos, em sua grande maioria evitáveis, como cirurgias no lado errado, erros de medicação e incêndios em hospitais, entre outras situações.

Para alertar e promover conscientização, o dia 17 de setembro foi instituído pela OMS como o Dia Mundial da Segurança do Paciente. Para este ano, o tema da campanha é “A segurança dos profissionais de saúde é uma grande prioridade para a segurança do paciente”.

O cenário da pandemia infecciosa causada pelo novo coronavírus trouxe à tona a preocupação com a saúde e o bem-estar dos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à COVID-19, tornando imprescindível que instituições extrapolem o cenário atual, direcionem atenção para os desafios que esses trabalhadores enfrentam no dia a dia, como sobrecarga de trabalho, discriminação, estresse mental e doenças ocupacionais e adotem mecanismos que diminuam os riscos para estes profissionais.

Na busca pelas melhores práticas de padronização e segurança, o ISO Olhos foi pioneiro como hospital oftalmológico da região e passou, de forma voluntária, pela avaliação do IQG (Instituto Qualisa de Gestão) para certificação de qualidade da ONA (Organização Nacional de Acreditação). O ISO Olhos recebeu a certificação de qualidade ONA 2, que demonstra a cultura de segurança e gestão profissionalizada dos processos.

No que tange à segurança do trabalhador da saúde, podemos destacar as seguintes ações desenvolvidas pelo ISO Olhos: atividade internas com o objetivo de melhorar o bem-estar mental e segurança psicológica em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), treinamentos para proteger os colaboradores de riscos físicos e biológicos iminentes com temáticas de higienização das mãos, uso corretos de equipamentos de segurança e esterilização de ambientes e equipamentos. Além disso, tem-se a implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional a partir da realização de exames periódicos e avaliações médicas para identificar possíveis danos à saúde e por fim, a proteção dos trabalhadores da saúde da violência e da discriminação.

Como legado do processo de Acreditação ONA, atualmente o funcionamento do hospital é direcionado por protocolos que preconizam o atendimento com qualidade e segurança. Nesse sentido, foram estabelecidos fluxos e rotinas para a notificação de eventos classificados como adversos, eventos sem dano e near miss (aquele que quase causou dano ao paciente), que podem ocorrer durante o atendimento do paciente. As ocorrências são reportadas de forma eletrônica e disponibilizadas para toda organização.

O ISO Olhos  também adota ações em conformidade com as seis metas internacionais de Segurança do Paciente da OMS e recomendadas pela Joint Comission International (JCI) como, por exemplo, protocolos para identificar pacientes com risco de queda e com risco de alergia a medicamentos. Além disso, aprimorou recentemente o processo de identificação do paciente, o que previne erros como a troca de diagnósticos de pacientes.

A partir do acompanhamento destas medidas adotadas, fica evidente que a segurança do paciente representa mais que um protocolo a ser seguido, ela faz parte da cultura organizacional, de um conjunto de valores e iniciativas que estão alinhadas com a estratégia da instituição. E mais do que nunca, observa-se que trabalhadores de saúde seguros, refletem em pacientes seguros, seja nos processos envolvidos no atendimento bem como na humanização e satisfação percebida por estes.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia também

Processo Seletivo Residência Médica em Oftalmologia 2021

Processo Seletivo Re ...

O ISO Olhos –  Instituto de Saúd..

Oftalmologistas do ISO Olhos participam do CBO 2020 Virtual

Oftalmologistas do I ...

Entre os dias 04 e 07 de setembro aconte..

As aulas virtuais e o estresse visual

As aulas virtuais e ...

Estamos vivendo uma fase, em que o isola..